Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Guilherme Revitto

AES Tietê apresenta soluções de energia renovável no espaço de Sustentabilidade

Empresa leva aos participantes do evento soluções que agregam sustentabilidade sem abrir mão da redução de custos

​​A AES Tietê, plataforma integrada de soluções sustentáveis de energia e uma das maiores companhias de geração do Brasil, apresenta seu portfólio de soluções para os participantes da APAS Show 2018, maior feira e congresso supermercadista no mundo, que acontece entre os dias 7 e 10 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A companhia tem lugar garantido no espaço Sustentabilidade, onde poderá conversar com os supermercadistas, propondo alternativas para a cadeia de valor e sobre como gerar sustentabilidade e redução de custos em energia para os supermercados. A empresa apresenta soluções para diferentes portes de supermercado como, por exemplo, mercado livre, certificados de energia renovável e destaque para a geração solar distribuída, uma tecnologia que viabiliza a geração própria de energia mais próxima ao ponto de consumo, garantindo redução e previsibilidade de custos. 

O varejo vive um momento de importantes transformações e lida com um consumidor cada vez mais informado e consciente com relação à gestão sustentável. Atualmente, cerca de 84% do valor de uma marca é intangível e, com isso, agregar sustentabilidade é parte do desafio deste mercado. “É preciso entender as mudanças nos hábitos de consumo, isto será decisivo na captura de valor nesse ciclo de crescimento. A nova geração de consumidores tem muito acesso à informação, priorizam valores como sustentabilidade na hora de consumir um produto e são fiéis às marcas que se identificam”, resume Rogério Jorge, Diretor de Relacionamento com Cliente da AES Tietê. “As empresas estão buscando se adaptar a este cenário, oferecendo produtos e serviços com menor custo e novas experiências de consumo. É aí que a AES Tietê entra, na contribuição, por meio de suas soluções não só como valor para o cliente, mas para o cliente do cliente”, complementa o executivo.

Energia elétrica é um insumo indispensável para supermercados, que são os maiores consumidores do varejo. Ela está presente em diferentes processos do dia a dia, desde a refrigeração de alimentos ao ar condicionado e iluminação. Atualmente, existe a necessidade de investir em modelos de consumo de energia mais responsáveis e sustentáveis que, além de diminuir o consumo, também precisa controlar a emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente. Desta forma, os supermercados encaram o desafio e a oportunidade de tornar-se referência em sustentabilidade ao adotar melhores práticas de consumo e eficiência energética contribuindo para um varejo cada vez mais responsável. 

A AES Tietê é uma viabilizadora da integração da sustentabilidade aos negócios de seus clientes, desde a comercialização da energia no mercado livre, até o desenvolvimento de soluções de energia renováveis para empresas de pequeno e grande portes. Com a geração solar distribuída, ela possibilita ao cliente a geração de sua própria energia, agregando valor ao produto ou serviço, colaborando para um futuro mais sustentável e aliando consumo responsável à redução de custos. A energia compõe mais de 30% do custo total do negócio para 20% dos varejistas, o segundo maior custo dos supermercados, atrás somente da folha de pagamento. Além disso, entre 2016 e 2017, o consumo de energia cresceu aproximadamente 3%.  O cliente paga menos pela solução de energia solar do que para a distribuidora, a empresa continua conectada à rede e recebe os créditos da energia limpa que são abatidos do seu consumo mensal. 

Os projetos da AES Tietê contemplam todas as etapas: diagnóstico, planejamento, desenvolvimento de produtos, integração de soluções, implementação, operação e manutenção. Totalmente flexível, eles contribuem para customizar um modelo de negócios compatível com a necessidade de cada cliente. A grande vantagem do modelo de geração distribuída das AES Tietê é que não há investimento inicial por parte do cliente, ela arca com os custos da construção e instalação, dilui o pagamento em um contrato de longo prazo. Além da economia, o cliente passa a ter a previsibilidade de gastos em energia. Outro benefício é acompanhar de perto a sua geração de energia, com reportes mensais do desempenho do sistema e geração.

Para a AES Tietê, o trabalho começa ao ouvir o cliente, explorando os benefícios da geração solar distribuída para seu negócio e orientando sobre a regulação e as condições contratuais com o objetivo de deixá-lo confortável e seguro para tomada de decisão.