Plínio José Varoni Honório da Silva

AES Tietê desafia universitários

Summer Job, programa do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), leva alunos de universidades em período de férias a propor soluções para problemas reais da companhia

Até o dia 14 de fevereiro, estudantes de diferentes cursos universitários de Curitiba (PR), em período de férias, serão desafiados pela AES Tietê a apresentar soluções sobre “Como automatizar os relatórios de inspeção de segurança?" e “Como otimizar os sistemas de resfriamento das unidades geradoras de nossas usinas hidrelétricas?", durante o Summer Job. Promovido pelo CESAR, o programa busca gerar oportunidade de obter propostas inovadoras para problemas reais e atuais das empresas participantes. Durante seis semanas, os universitários precisarão entender o problema, definir uma solução, prototipar e validar a sua solução. 

 

Os times multidisciplinares são compostos por alunos dos cursos de engenharia, ciência da computação, administração, economia e design. São feitos coachings e treinamentos para nivelar o conhecimento e embasar a prática com teoria. Ao final das seis semanas do desafio, os alunos apresentarão o projeto e o protótipo em que trabalharam.

 

A AES Tietê acredita que a inovação permeia todos os pontos da cadeia de valor, por isso investe em diferentes iniciativas e viu uma grande oportunidade no Summer Job de mobilizar universitários. “Esta é a segunda vez que participamos do programa e, agora, propomos dois desafios diferentes aos estudantes com base em problemas reais da companhia. Apoiamos ações que tirem jovens da zona de conforto de forma disruptiva, fortaleçam a educação e incentivem o comportamento empreendedor", comenta Júlia Rodrigues, Coordenadora de P&D e Inovação da AES Tietê.

 

Na edição anterior, realizada em julho de 2019, a AES Tietê levou como desafio “Como monitorar a fauna no entorno do reservatório?". Como resultado, quatro universitários criaram um aplicativo para mapeamento do entorno com captura de imagem e som. A ferramenta encontra-se em estágio de desenvolvimento atualmente.

 

O Summer Job é um programa do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) que tem como objetivo oferecer experiência prática aos alunos, identificar talentos e proporcionar um ambiente de experimentação rápida para empresas patrocinadoras.​