Plínio José Varoni Honório da Silva

AES Tietê leva agenda cultural em celebração à Semana Euclidiana

Apresentações musicais, teatro, oficinas, palestras e exposições são oferecidas gratuitamente para moradores de São José do Rio Pardo

A AES Tietê leva programação cultural gratuita para a tradicional Semana Euclidiana, em São José do Rio Pardo, a partir de 5 de agosto. Rico e diversificado, o roteiro conta com atividades esportivas, gastronomia, poesia, oficinas, palestras, apresentações musicais, peças teatrais, ciclo de estudos e muitas outras atrações espalhadas por diversos lugares da cidade. O evento acontece até 18 de agosto. 

A abertura acontece no dia 5 de agosto com os Jogos da Semana Euclidiana, no Ginásio de Esportes Tartarugão. Já no dia 9, haverá o desfile sob o tema Ecologia: Euclides da Cunha e a Atualidade, seguido pela palestra do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Marcos Penido, sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade. 

Outro palestrante do evento é Gabriel Chalita, que, no dia 12, contribuirá com duas palestras, uma sob o tema O líder é o professor e outra O Amor e o tempo – a literatura e o que permanece. Além disso, a extensa programação terá outros ciclos de palestras. Na programação, vale a pena assistir ao bate-papo: A FLIP e seu homenageado Euclides da Cunha – impressões, que acontece no dia 14 de agosto.

A semana Euclidiana é realizada pela COOPCESP e Ministério da Cidadania no âmbito da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A 81ª Semana Euclidiana terá como tema “Euclides da Cunha: Pioneiro na Defesa do Meio Ambiente no Brasil”. O escritor nasceu na cidade do Rio Janeiro, mas morou por três anos em São José do Rio Pardo, no estado de São Paulo. Neste período, coordenou a construção da ponte sobre o Rio Pardo, que leva seu nome. Foi na cidade onde ele escreveu uma de suas obras mais importante, “Os Sertões”.