Guilherme Revitto

Conheça os projetos acelerados pela AES Tietê

Soluções inovadoras com foco em eficiência energética, microrrede e energia renovável

​A AES Tietê iniciou o seu processo de aceleração de projetos, com as duas startups selecionadas em sua chamada pública: a Newatt e a Dayback. A expectativa é que, assim que finalizadas, as soluções escolhidas entrem para o portfólio de produtos e serviços da empresa em eficiência energética,  microrrede e energia renovável. Cada uma delas receberá um aporte de R$ 500 mil e a primeira etapa da aceleração, feita em parceria com a Liga Ventures, tem duração de quatro meses. 

Segundo Rodrigo D’Elia, diretor de Engenharia, Construção e Serviços da AES Tietê, investir em inovação é importantíssimo para que as empresas do setor energia desenvolvam soluções e serviços cada vez mais inteligentes e sustentáveis, que atendam aos clientes da melhor forma possível e de acordo com suas necessidades. “As startups surpreendem dia a dia com o desenvolvimento novas tecnologias, que cabem em todos os setores da indústria e comércio. Ter uma estratégia de negócios próxima a esses empreendedores é determinante para o crescimento das grandes empresas”, afirma.

A chamada pública foi realizada de acordo com as regras do programa de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). No total, foram 233 inscrições, com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras, dentro dos cinco direcionadores tecnológicos que norteiam a visão de futuro da companhia: internet das coisas, geração distribuída, armazenamento de energia, eficiência energética e veículos elétricos.

Abaixo, mais detalhes sobre os dois projetos:

Newatt

A startup irá desenvolver um hardware e um software para coletar e analisar os dados de consumo de energia dos clientes. Esse processo será feito por meio de um sensor de corrente e um roteador, para centralização e processamento de dados em nuvem.

O conceito é inovador no Brasil e pode aumentar a eficiência energética das empresas por meio do acesso às informações de consumo. A comunicação com o cliente será facilitada via  aplicativo para celular, no qual serão dadas dicas e sugestões de contratação de serviços, de acordo com a situação dos equipamentos e consumo energético do cliente.

Dayback

Trata-se de uma turbina eólica com rotores aerodinâmicos, concebida para maior eficiência em ambientes urbanos, equipada com motor elétrico para retirada da turbina da inércia, com uma placa solar integrada. A tecnologia conta ainda com armazenamento de energia, para compensação das perdas de eficiência, tem impacto visual relevante e garante a produção de energia uniforme ao longo das 24 horas do dia, aproveitando-se da energia eólica e solar.

Clientes com consumo superior a 200kWh/mês poderão gerar parte da sua energia elétrica consumida no próprio local de consumo, obtendo, além de eficiência, por meio de energia renovável, redução nos custos.