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Simone Scarchof

Mais agilidade no atendimento a ocorrências no ABC

Sistema pioneiro no mercado brasileiro gerencia a rede elétrica em tempo real

​​No dia 10 de julho, no ABC paulista, teve início a operação do sistema PowerOn Advantage, um método avançado de gestão da rede de distribuição. A AES Eletropaulo é a primeira empresa nacional a ter esse sistema, um dos recursos mais avançados em tecnologia para gestão de redes de distribuição.

Essa tecnologia possibilita aos técnicos da central de operações da distribuidora a visualização, supervisão e operação de equipamentos da rede por meio de dispositivos tele supervisionados, proporcionando melhor análise e gerenciamento de ocorrências, em tempo real. 

A iniciativa faz parte de um grande plano de investimentos da empresa em sua rede de distribuição, que tem como objetivo aumentar cada vez mais a qualidade do serviço e do atendimento aos clientes. Muito já se avançou nesse sentido, e a empresa agora da mais um passo nessa trajetória. Para se ter uma ideia, especificamente para a região do ABC, do primeiro trimestre de 2016 para o mesmo de 2017, foram registradas 17,6% menos ocorrências que nos mesmos meses do ano anterior. 

Vale lembrar que, entre as principais causas das ocorrências que ocasionam falta de energia no ABC, estão quedas de galhos, objetos ou até mesmo árvores sobre a fiação elétrica, ou desligamentos programados para manutenção preventiva e melhorias na rede – no caso desse último, avisados com antecedência pela distribuidora aos clientes. Para a região, estão planejadas podas em árvores próximas à rede elétrica, instalação de​ religadores automáticos e a troca de trechos da rede elétrica convencional por rede compacta, mais robusta e menos suscetível a falhas no caso de contato de galhos e objetos com a fiação elétrica, além do novo sistema de gerenciamento de ocorrências em tempo real.

Entre os benefícios à população, esse novo processo traz agilidade na abertura das ordens de serviço e antecipa as precipitações e oscilações na rede, minimizando, assim, a frequência das ocorrências. O cliente perceberá, também, uma menor duração no tempo para o restabelecimento da energia no caso das ocorrências que não puderem ser evitadas. A previsão é de que, até setembro deste ano, a implantação deste sistema esteja em funcionamento em toda a área de concessão da companhia.