Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Natalia Baggio

Marcelo de Jesus é o novo CFO da concessionária

Confira a entrevista com o executivo

​​A partir de outubro, Marcelo de Jesus será o novo CFO da AES Eletropaulo. Na entrevista abaixo, o executivo fala um pouco de sua trajetória, os desafios do novo cargo e o que os profissionais iniciantes devem fazer para alcançar uma alta posição.

- Conte-nos um pouco sobre sua trajetória antes da AES.

Comecei minha carreira em empresa de auditoria como trainee e saí como gerente sênior. Depois assumi cargos de liderança em empresas multinacionais, como a Unilever.

- Como começou sua trajetória na AES Brasil?

Quando vim para a AES Brasil, em 2004, recebi o desafio de criar uma diretoria de planejamento tributário. Em 2008, assumi uma posição para América Latina. Fiquei até 2010, quando saí da empresa para ampliar meu escopo em finanças e trabalhei na Sygenta e Tam.

No final de 2013, fui convidado a retornar para a AES Brasil e acumulei as áreas de controladoria e planejamento tributário. 

Ao mesmo tempo, sempre trabalhei próximo à tesouraria e relações com investidores, em projetos especiais.

- O que você espera desse novo desafio?

O nosso desafio será dar continuidade ao processo de migração para o novo mercado, sempre com foco nos três pilares: eficiência na operação, redução de riscos e governança. Estamos na execução dessa estratégia, com foco na gestão de investimentos, com disciplina na alocação de recursos, visando a menos custo.

O que você diria para os jovens que almejam altos cargos? O que é preciso fazer? 

A base de tudo é a formação. Como trainee tive exposição e envolvimento em grandes projetos e acho que isso foi o diferencial. Trabalhar em empresas que tenham visão e valores muito bem definidos também é importante.

Eu tive sorte em poder trabalhar em um setor complexo, como o de energia elétrica, com os desafios que te exigem muito. Isso faz com que você tenha jogo de cintura e saiba lidar com opiniões divergentes, lançar-se frente aos desafios.