Guilherme Revitto

Projeto educativo Geração+ chega a Caconde, Barra Bonita e Ibitinga

Ação realizada pela AES Tietê, em parceria com as prefeituras, leva valores e ideais de sustentabilidade a alunos da rede municipal de ensino

Um novo projeto educativo realizado pela AES Tietê está chegando às cidades de Caconde, Barra Bonita e Ibitinga. O programa Geração+ é direcionado a alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental das redes municipais de educação e deve fomentar várias questões sobre meio ambiente, sustentabilidade, ecologia, lazer e segurança.

O projeto tem como objetivo levar às crianças valores sobre os recursos naturais do planeta, ensinando que são um patrimônio de todos os habitantes, e que o conhecimento amplia a capacidade de atuação no uso desses recursos da maneira correta, para que todos sejam beneficiados. O Geração+ também deve unir os alunos, mostrando que, juntos, eles podem fazer a diferença.

Os professores e alunos participantes do projeto receberão materiais didáticos organizados em quatro temas (fauna e flora; gestão de resíduos sólidos; energia; lazer e segurança). Cada um desses temas terá um percurso de atividades que será chamado de “Explorações”, no qual os alunos devem desenhar, ler, escrever, observar, elaborar perguntas, argumentar, buscar e organizar informações, se comunicar, criar e expor suas ideias, planejar e realizar intervenções em prol do ambiente onde estão.

Segundo José Antônio Martins, gerente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da AES Tietê, o projeto também tem uma ação social muito presente. “É preciso criar essa conscientização sobre a importância do uso sustentável dos recursos naturais para esta e as próximas gerações. Passando esses valores para os alunos desde cedo, é uma forma de eles absorverem para toda a vida e se tornarem agentes de propagação”, comenta.

A parceria entre a AES Tietê e as prefeituras de Caconde, Barra Bonita e Ibitinga foi oficializada nesta semana. O Geração+ se iniciará nas próximas semanas, quando serão abertas as inscrições às escolas participantes e ocorrerá o primeiro encontro de formação.