Plínio José Varoni Honório da Silva

Projeto Lab de Energia Criativa abre inscrições em Bauru

Iniciativa cultural conta com patrocínio da AES Tietê, apoio da Prefeitura de Bauru e do Ministério da Cidadania

​O Lab de Energia Criativa recebe inscrições do dia 3 a 28 de fevereiro para os cursos livres e gratuitos de criatividade, design e inovação. O objetivo do projeto é oferecer mentoria e transmitir conhecimento em áreas como metodologia de projetos, modelagem 3D, programação, design thinking, além de incubar e catalisar iniciativas dos próprios alunos que podem gerar transformações positivas na sociedade.

A iniciativa, com patrocínio da AES Tietê e apoio da Prefeitura de Bauru por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, será realizada em espaço especialmente configurado para receber as atividades, o INOVA BAURU, localizado na Rua Joaquim Anacleto Bueno, 1-60, no bairro Jardim Contorno, onde será implantado um laboratório para receber os cursos e os participantes. As disciplinas são estruturadas em módulos, compostas por encontros semanais com duas horas de duração. As turmas serão divididas em dois períodos, manhã e tarde, no contraturno escolar. Os participantes serão estimulados a criar projetos e trabalhar em equipe com o objetivo de desenvolver habilidades técnicas e raciocínio crítico, bem como o espírito protagonista e a liderança jovem. A Secretária Municipal, Aline Fogolin, destaca a importância do projeto para o município de Bauru: “A Prefeitura passa a ter, agora, uma ferramenta operacional importante para atrelar a ciência e a inovação à nossa comunidade, às instituições e organizações, criando um cenário favorável para o desenvolvimento de pesquisas e projetos de inovação".

A proposta de trabalho é desenvolver o potencial criativo individual e coletivo, estimulando o exercício da imaginação, da descoberta e da invenção, por meio de pesquisas e experiências. Serão ao todo 160 vagas voltadas para jovens de 13 a 21 anos. Entre os benefícios ao participante, espera-se que os alunos atinjam metas acadêmicas cada vez mais ambiciosas nas disciplinas da escola regular, tais como matemática, português, química e física.

Para Renata Monteiro Costa, analista de investimento social da AES Tietê, o projeto traz aos jovens uma oportunidade única: “É uma grande chance de desenvolver o potencial criativo, tendo contato com novas tecnologias e ferramentas de inovação. A participação no Lab de Energia Criativa pode contribuir tanto para a rotina escolar atual destes jovens quanto para uma maior valorização na inserção no mercado de trabalho". 

Os interessados devem se inscrever gratuitamente por meio do formulário eletrônico https://forms.gle/wFTAGGr1BRRw4jom6 e aguardar o agendamento da etapa de seleção, que consiste em uma entrevista presencial com os organizadores do projeto. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, por meio da Casa do Empreendedor, localizada na rua Virgílio Malta, 17-06, ficará à disposição para dúvidas, informações ou auxílio quanto ao processo de inscrição. O telefone para contato é (14) 3227-7819. 

As aulas terão início em março. As vagas são limitadas e a inscrição e participação gratuitas. Para mais informações, é necessário entrar em contato pelo e-mail gestao@questconsult.com.br, pela página facebook.com/labdeenergiacriativa ou pelo Whatsapp 11 99957-1817.